Vídeo documentário sobre o patrimônio imaterial do município mineiro de Belmiro Braga, na Zona da Mata. Produzido e conduzido por Flávio Cândido e alunos da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Belmiro Braga. Produção de 2014 do projeto Caravana Holiday. Co-produção com o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.

Junho de 2014 – Belmiro Braga, MG

Vídeo documentário realizado pelo projeto Caravana Holiday em Simão Pereira com uma pequena turma do 9º ano do ensino fundamental. Mostra a história da formação de um dos mais antigos núcleos de colonização de Minas Gerais, seu patrimônio histórico e a importância da preservação de seus sítios históricos.

Julho de 2013 – Simão Pereira, MG

Vídeo documentário que conta a história da formação da Folia de Reis Estrela da Paz, em Sobragy, distrito de Belmiro Braga, conduzida pelo mestre Geraldo Luciano e mostra o rito completo de uma visita de uma folia de reis a uma residência.

Novembro de 2013 – Belmiro Braga, MG

Vídeo-registro de apresentações do Coral Porto dos Tambores e do grupo Theatro de Repertório do Caminho Novo durante o IV Festival São José das Culturas, no dia 26 de novembro de 2011, promovido pela Ação Animatógrapho em São José das Três Ilhas, município de Belmiro Braga, MG.

Janeiro de 2012, São José das Três Ilhas, MG.

Vídeo sobre a igreja de São José das Três Ilhas, MG. seus segredos e sua importância para a comunidade. Integralmente realizado por jovens ainda em formação do Ponto de Cultura São José das Culturas e no Padop, em Niterói. A igreja é consagrada a São José Operário. A vila histórica fica no município de Belmiro Braga, Zona da Mata de Minas Gerais. Exibido na Jornada Mundial da Juventude

 

Novembro de 2007. São José das Três Ilhas, MG

Trailer do longa-metragem para cinema e TV. Documentário etnográfico e musical que tem por matéria prima uma das nossas mais ricas tradições artísticas: o calango, verso e canto de desafio dos sertões do sudeste do Brasil. O filme caminha pelo vale do rio Paraíba do Sul e pela Estrada Real (Caminhos Novo e Velho) contando com a participação de mais de 60 calangueiros de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente em exibição nos canais fechados Curta! e CineBrasilTV.

MG. SP e RJ em 2008/2009.

Documentário sobre o Coral São José das Culturas, dirigido e formatado por Michel LeNev e por Ana Sukita, à época, alunos-bolsistas da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora em convênio com a Ação Animatógrapho. O Coral era formado por moradores da pequena vila de São José das Três Ilhas, patrimônio histórico de Minas Gerais, no município de Belmiro Braga, Zona da Mata de Minas Gerais e manteve-se em atividade de junho de 2006 até julho de 2012, com repertório de músicas populares do Brasil. O documentário foi produzido em 2007 e realizado pela turma de cinema&vídeo formada pelo Ponto de Cultura São José das Culturas.

Novembro de 2007. São José das Três Ilhas, MG

A História do Cinema 1ª Parte

Vídeo didático sobre uma breve história do cinema até a década de 1910, com 40 minutos de duração. Faz uma viagem no tempo desde a pré-história até o início do século 20, mostrando como a evolução da humanindade permitiu o surgimento do cinema no final do século 19 e como o cinema foi apurando sua técnica e sua arte nos primeiros tempos. Os primeiros filmes da História e trechos de alguns clássicos do cinema são exibidos.

A História do Cinema 2ª Parte

Vídeo didático sobre uma breve história do cinema da década de 1910 até 1930, com 43 minutos de duração.

O desenvolvimento da arte e da linguagem cinematográfica na era do cinema mudo. O cinema soviético, o expressionismo alemão, o cinema de aventura, a comédia e a consolidação da indústria nos Estados Unidos. A montagem como expressão máxima. O desenvolvimento do cinema no Brasil.

A História do Cinema 3ª Parte
Vídeo didático sobre uma breve história do cinema da década de 1930 até o pós-guerra, com 41 minutos de duração. o som, a guerra e a reinvenção do cinema.