Festival S.J. das Culturas

COMUNICADO IMPORTANTE:

O 6º FESTIVAL SÃO JOSÉ DAS CULTURAS NÃO MAIS SE REALIZARÁ EM DEZEMBRO. A COMISSÃO ORGANIZADORA ACHOU POR BEM NÃO REALIZAR O FESTIVAL AGORA DEVIDO ÀS DIFICULDADES DE CONCILIAÇÃO DE DATAS DE VÁRIOS DE SEUS INTEGRANTES E PELA PRESSÃO QUE O FIM DE ANO PROVOCA NA AGENDA DE ARTISTAS E INTELECTUAIS, QUE SÃO A RAZÃO DE SER DE NOSSO FESTIVAL.

A NOVA DATA SERÁ FIXADA EM MARÇO, NA MESMA SEMANA DAS FESTIVIDADES EM HOMENAGEM AO SANTO PADROEIRO, SÃO JOSÉ OPERÁRIO, QUE CAI NO DIA 19 DE MARÇO.

 

VEM AÍ O 6º FESTIVAL SÃO JOSÉ DAS CULTURAS

 

Um dos maiores eventos rurais culturais de raiz de Minas Gerais está de volta em 2013. Teatro, cinema, dança, educação patrimonial, calango, artesanato, memorialismo, literatura, poesia, fotografia, música popular, folias de reis, gastronomia e chuva, muita chuva!!!

 

Teaser VI Festival

 

  

Festival São José das Culturas (2006/2011)

Sob o lema “Venha conhecer os artistas da terra!” é um dos maiores eventos culturais rurais de raiz de MG. Cinco edições já realizadas. É um dos maiores eventos culturais rurais de raiz de Minas Gerais.

Prêmio Areté

 

Vencedor do Prêmio Areté 2010, reconhecido como um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil, o Festival São José das Culturas já teve cinco edições realizadas. Mantendo-se sob o lema "Venha conhecer os artistas da terra!", o Festival São José das Culturas promove o intercâmbio das manifestações culturais da região do Caminho Novo da Estrada Real dos municípios mineiros de Belmiro Braga, Juiz de Fora, Matias Barbosa e Simão Pereira, além de Levy Gasparian e Rio das Flores (RJ). Promovendo em três noites e três dias dezenas de eventos gratuitos no arraial de São José das Três Ilhas, patrimônio das Minas Gerais, reúne centenas de artistas amadores e profissionais da região em cinema, teatro, coral, bandas, dança, artesanato, samba, desenho, fotografia e artes tradicionais como folias de reis e calango.

 

cartaz TERRA 2 CORES aberto 

 

cartaz SJ3i1

 

cartaz TERRA 2 CORES aberto Foto PEQ

 

 

Festivalzinho 2010  

IV SJ3I cartaz

 

 

FOLIAS DE REIS

 Palhaço Folia  PEQ

 

 

TEATRO DE ROÇA 

O Teatro do Caminho Novo e o público 

 

 

 

CALANGO 

Calangueiros sexta 

 

 

 

 

CORAL PORTO DAS CANÇÕES 

Porto das Canções 2010 PEQ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO SOBRAGY DANÇANDO

Sobragy Dançando adulto2008 peq 

 

 

CORAL SÃO JOSÉ DAS CULTURAS  

Coral Pequeno outra 

 

Coral VAL peq 

 

 

 

FOTOGRAFIA 

Exposição em Sobragy 

 

 

FOLIA DE REIS ESTRELA DA PAZ

 

Folia Estrela da Paz no 5º Festival São José das Culturas nov2011

 

FOLIA DE REIS ESTRELA DA MANHÃ (Levy Gasparian)

DSC 9103 

 

 

TALENTOS DA TERRA (palco livre) 

Rafaela pequeno

 

Palco Livre HELENA e DAVY peq

 

 

GRUPOS PROFISSIONAIS DA REGIÃO

 

Hérmanes Abreu abriu o festival no ano passado

 

 

DSC 9171

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

]

 

Marcadamente nas últimas três décadas, as festas e eventos nas pequenas cidades do interior do país, antes manifestações tradicionais da cultura da roça, se transfiguraram e os políticos de província foram os grandes artífices desta mudança: evento após evento, as prefeituras trazem as grandes atrações que a mídia nacional promove ou artistas e bandas regionais de cidades e organizações de médio porte, mas que só reproduzem o repertório e os modelos dominantes. O povo do lugar, de uma maneira geral, só participa destes eventos como público ou como força de trabalho nas atividades de apoio.

O Festival São José das Culturas vem promovendo desde 2006 uma mudança substancial nesta situação e estabeleceu alguns novos/velhos paradigmas para outros eventos da microrregião de Belmiro Braga. No Festival São José das Culturas, o peão e a dona de casa, o pedreiro e a enfermeira, são os protagonistas de um festival que se transformou no maior e mais democrático evento do gênero na Zona da Mata de Minas Gerais.

O Festival colocou luzes, som e palco a disposição de todos e trouxe o povo simples do Brasil roceiro para a boca de cena. Profissional ou amador, no Festival São José das Culturas o talento da terra é a atração principal.

 

DSC 8734

 

                

Mestre Alcides comanda o calango no Festival

 

O Coral Rancharia de Simão Pereira apresenta-se no 3º Festival São José das Culturas

O Coral Rancharia, de Simão Pereira, em 2008. 

 

No Curral com Mais Amor FESTIVALZINHO2010

Teatro de rua e roça com a peça No Curral, Com Mais Amor, em 2010.

 

 O público no galpão

O público na noite de sábado.

 

Junior batuca

Apresentação da bateria da escola de samba União do Vale (de São José).

 

 O encontro das folias pequeno

Encontro das folias de reis nas ruas do Arraial.

 

Tio Alcides recebe o prêmio pequeno1

Premiação do concurso de calangos.

 

A equipe do Festival 2006 peq

A equipe do 1º Festival (2006)

 

DSC 9165

A equipe do 2º Festival (2007).