projetos

A Ação Animatógrapho tem em seu portifólio 11 projetos culturais, sendo que seis deles continuam em plena atividade. São oito projetos próprios e três em parcerias com empresas e instituições não governamentais. Aqui está um briefing destes projetos. Mais informações e detalhamentos podem ser obtidos na páginas específicas de cada um desses projetos que podem ser acessadas posicionando-se o mouse sobre esta mesma aba.

 

1) Projeto Caravana Holiday (2001/2013)

• Inclusão audiovisual, apoio institucional da Unesco. Recebeu patrocínio da Telemar e da S.E. Cultura/RJ. • Norte pedagógico audiovisual dos projetos da Ação Animatógrapho. Produziu até hoje 50 vídeos, filmes e programas. Um sucesso coroado pelo reconhecimento da Unesco em 2002 e  pelo prêmio Economia Criativa 2012, instituído pelo Ministério da Cultura. Atuou em 38 municípios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, São Paulo e Pernambuco. Qualificou e capacitou mais de 120 jovens.

 

Caravana Holiday menor 

Filmagem nas ruínas1

O olhar indígena na platéia

Paz

Platéia da Oficina

 

 

 2) Pontão de Cultura Rapsódia Ausente (2011/2014)

 • Projeto de audiovisual de abrangência nacional (RJ, MG, CE e PE) sobre migrações e conexões culturais. Está produzindo três documentários e tem um filme de ficção em pré-produção.  Veja imagens, vídeos e mais informações no sub-site do projeto.

Cartaz eletrônico GENÉRICO

Equipe e alunos em Olinda peq

 

 

 3) Ponto de Cultura São José das Culturas (2006/2013)

 • Em São José das Três Ilhas, patrimônio histórico de Minas Gerais. Oficinas de arte e cultura, beneficiando 12% da população de Belmiro Braga (380 pessoas). Veja mais imagens, vídeos e mais informações no sub-site do projeto. Convênico com o Ministério da Cultura e com a Prefeitura de Belmiro Braga.

Mosaico São José das Culturas drw

 

 

4) Memorial Cultural do Café

 

Logo Pontos de Memória

PROJETO ESCOLHIDO PELO IBRAM PARA DESENVOLVIMENTO DE UM REFERENCIAL VIRTUAL DA CULTURA SURGIDA PELA IMPLANTAÇÃO DAS FAZENDAS DE CAFÉ DURANTE O SEGUNDO IMPÉRIO NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DAS TRÊS ILHAS. A PRIMEIRA FASE DO PROJETO É A DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO ICONGRÁFICO E O DESENHO DO SITE INTERATIVO. EM SEGUIDA A CARAVANA DA MEMÓRIA VAI PERCORRER A REGIÃO COLETANDO NOVOS DADOS E HISTÓRIAS, REGISTRANDO TUDO AUDIOVISUALMENTE. A EQUIPE SERÁ CAPACITADA PELO IBRAM, NO RIO DE JANEIRO.

 

Fachada do Memorial físico

Reprodução da fachada do projeto arquitetônico, do arquiteto Ronaldo Benevello.

 

5) Caravanas do Caminho Novo da Estrada Real (2008 e 2010)

 Ação cultural e educacional em áreas rurais de Belmiro Braga, Simão Pereira e Juiz de Fora. Patrocínio do Instituto Votorantim através da Lei Rouanet em 2008 e do Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Belmiro Braga em 2010.

Banner

 

 

 6) Festival São José das Culturas (2006/2011)

Sob o lema “Venha conhecer os artistas da terra!” é um dos maiores eventos culturais rurais de raiz de MG. Cinco edições já realizadas. É o maior evento cultural rural de raiz de Minas Gerais.

 

 Logo genérica Festival

Mestre Alcides comanda o calango no Festival

O encontro das folias pequeno

Sobragy Dançando adulto2008 peq

O Coral Rancharia de Simão Pereira apresenta-se no 3º Festival São José das Culturas

 O Teatro do Caminho Novo e o público

    

7) Seminário de Política Cultural e Turismo (2006/2011)

• Debates e palestras de cunho acadêmico. Cinco seminários realizados. Qualificação do  professorado do município para educação ambiental. Reúne estudiosos e intelectuais de importantes instituições culturais e educacionais do país.

 Logo Seminário PCAT

Márcia no Seminário

 Seminário oficinistas e público

 

 

  8) Calangos&Calangueiros – desafio em canto e verso (2006/2013)

• Programa de valorização, pesquisa e registro da atividade calangueira em MG, RJ e SP. – Parceria com a Cândido&Moraes Ltda. – Produção de pgm para a TV Brasil e de um longametragem que está na grade de exibição de 2013 do canal Curta!.

 Capa do PRojeto Site

O mestre calangueiro Alcides Isaú encontra Danilo e Dr Loizio na Serrinha do Alambari

 Os calangueiros na Serrinha do Alambari

 

 

9) As Artes que Vem do Mar (2003/2013)

A partir de Arraial do Cabo, com o concurso de jovens caiçaras, a caravana As Artes que Vem do Mar vai percorrer 8 cidades do litoral do RJ, SP e ES promovendo oficinas, exibindo filmes, fotografias e iconografia étnicos e temáticos, realizando debates e palestras e produzindo um livro-álbum fotográfico. 

 

Capa projeto AS ARTES QUE VEM DO MAR 2013

 

 changri-la MARIA DE LOURDES e NILÇA  pequeno

 

 

   10) Padop - Ponto de Cultura (desde 2005)

Programa em parceria com a Oficina do Parque, Niterói, RJ. Ponto de Cultura. Formação audiovisual para jovens em risco social em duas etapas: 390 hs./básico e 410 hs./continuado. Prêmio Cultura Viva 2007.

 

 Logo Padop

10coisas 131

 

 

11) Projeto Niterói Encontra Niterói (2007/2010)

Série de 20 documentários educativos e culturais produzido com o Canal Futura (Niterói Encontra Niterói) e o Fórum Cultural de Niterói, formado por sete entidades de audiovisual da cidade. Vencedor do Prêmio Tuxáua, do MinC, em 2010.

Logo Niterói Encontra Niterói 

fotos boa viajem 025 peq

DSC 3841 peq

mac1