grupos culturais

GRUPOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS

 

Os grupos artísticos formados ou apoiados pela Ação Animatógrapho estão em atividade desde 2006. A atuação deste grupos alcança três estados: Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Tais atividades artísticas representam também geração de renda, pois em alguns projetos seus componentes são remunerados.

 

Filmes do Arraial

 

Ronei no cemitério peq 

Cena de Aos Escravos e Santos, de 2007.

 

A folia e o vídeo em Monte Verde

Cobrindo atividade do projeto em Monte Verde, em 2008. 

 

foto still calangueiros mod 

Filmando Calangueiros, em Lagoinha, SP, em 2008.

 

A equipe e o diretor segundo à esquerda

 A equipe técnica (parte) de Calangueiros - uma viagem caipira pela Estrada Real, em 2008.

 

Filmando com Alcides peq

Filmando documentário em São José das Três Ilhas, em 2012.

 

Grupo de produção e exibição formado por jovens de São José das Três Ilhas e seus orientadores – e que desde 2006 tem participado de diversas produções profissionais e realizou 14 filmes e vídeos de curta e média-metragem. Dirigido por Flávio Cândido. Teve dois de seus filmes exibidos na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013: o longa Calangueiros e o curta Aos Escravos e Santos.

 

 

 

 

 

Theatro de Repertório do Caminho Novo

 

I

Imagens da apresentação da comédia No Curral Com Mais Amor, no Teatro da Sociedade Filarmônica, em Juiz de Fora, domingo, 20 de outubro de 2013. Casa cheia: 200 pessoas aplaudindo de pé. Sucesso total na estréia do grupo no mundo profissional.

 

No Curral Maria e Gertrudes PEQ

 

No Curral Cena antes da explosão PEQ

 

No Curral A platéia ri PEQ

 

 

No Curral  Nóis vai ficá PEQ

 

No Curral Platéia aplaude de pé e o elenco PEQ

 

 

Banner e cartaz eletrônico 1 

A peça No Curral Com Mais Amor conquistou CINCO PRÊMIOS na categoria COMÉDIA do 13º FACE - Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaeite, MG: Melhor Espetáculo, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Atriz e Melhor Direção (Danyela Silvério)

 

Cartaz eletrônico A IGREJA BEM ASSOMBRADA

 

 

 

Grupo de teatro amador formado em 2006 por jovens de São José das Três Ilhas com seis peças cômicas e regionais de teatro de rua no repertório. Somente encena peças contemporâneas ou históricas de nativos ou radicados nas comunidades do Caminho Novo da Estrada Real (Ouro Preto - Rio de Janeiro). Montado por Tiago Berzoinni. Direção atual de Danyela Silvério. Participa de festivais nacionais e faz suas apresentações para as comunidades rurais do entorno da região de São José das Três Ilhas, na Zona da Mata de Minas Gerais. Premiado em julho de 2013 com a peça No Curral, com Mais Amor, como Melhor Espetáculo, Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Cenário, Melhor Maquiagem na categoria comédia do 13º FACE - Festival de Artes Cênicas - de Conselheiro Lafaiete, MG. Participou como convidado da IV FLIM - Festa Literária de Madalena - em Santa Maria Madalena, RJ. Está em vias de profissionalização.

 

 

Núcleos de fotografia digital

 

Exposição em Sobragy

 

Tênis da Laura

 

DSC 0490 peq

 

Criados para o registro fotográfico e audiovisual do patrimônio cultural, humano e ambiental da região, formados por jovens de São José das Três Ilhas, Fortaleza e Sobragy. Capacitados por Marcelo Ribeiro e Murilo Ribeiro. Atualmente somente o grupo de São José permanece em atividade. Um de seus membros, Alessandra Rezende, profissionalizou-se e já produz trabalhos na região e participa das oficinas do projeto Caravana Holiday.

 

 

Sobragy Dançando

 

O grupo Sobragy Dançando 2008

 

Sobragy Dançando IV Festval 

 

Grupo regular de dança contemporânea de inspiração rural, formado em 2008 por adolescentes e crianças em Sobragy, distrito de Belmiro Braga. Atualmente desenvolve trabalho de teatro musicado com Danyela Silvério.

 DSC 9266

 

 

Calangueiros de São José das Três Ilhas

 

O bar dos calangueiros em São José das Três IlhasMG

 

Calangueiros sexta

 

Calagueiros e Zé Geraldo

 

Grupo de calango mineiro (desafio de improviso em verso e canto). Arte tradicional atávica. Liderança do mestre calangueiro Alcides Isaú. Revitalizou a atividade calangueira na região.

 

 

Ateliê de Artesanato

 

 

DSC 0060

 

 

DSC 0063

 

Oficina de artesanato2006 peq

 

 DSC 9175 peq

Em São José das Três Ilhas, arte e utensílios em argila. Crianças, jovens e adultos. Concepção, queima e pesquisa. Atualmente atende a 40 crianças matriculadas na pré-escola (Monteiro Lobato) e na escola fundamental (Prof. Herculano Horta) de São José das Três Ihas . Coordenado por José Geraldo de Oliveira e Lucia Seixas.

 

Coral São José das Culturas

 

imagens 080 peq

 

coral sexta pequeno2

 

DSC 0233 pé pequeno

 

Coral da comunidade rural de São José das Três Ilhas, formado por jovens e adultos. Repertório popular. Formado em 2006 sob a regência de Michel LeNev e Ana Letícia. Foi descontinuado em junho de 2013 e atualmente está em fase de remodelação.

 

 

Coral Porto dos Tambores

 

Coral Porto das Canções

 

Na comunidade rural de Porto da Flores, Belmiro Braga, MG. Junção de repertório cantado com percussão de tambor mineiro.

Formado por adolescentes e crianças. Suspenso em 2012.

 

 

 

Grupo de Animação e Audiovisual de Olinda / Gana

 (apoio)

 

Reunião na Casa da Juventude de Olinda

DSC01083 peq

Formado em 2012 por jovens pernambucanos participantes do Pontão Rapsódia Ausente em Olinda, PE.

 

Folia de Reis Estrela da Paz

 (apoio)

 


DSC 6598 peq

 

 Folia Estrela da Paz sobe a rua Principal  

Manifestação cultural comunitária e familiar da comunidade rural de Sobragy, MG, liderada pelo Mestre Geraldo Luciano e que desde 2006 recebe o apoio eventual da Ação Animatógrapho para sua manutenção.